2/29/2016

GRAVIDEZ: O QUE NÃO PODE FALTAR NA SUA DIETA?

OI DIVINAS E DIVINOS!
Hoje trazendo para você algumas dicas gerais para as grávidas. É certo que nos primeiros meses pouca coisa "entra" pelos enjoos, vômitos e mal estar. Porém, é necessário dizer que o que vou citar vale desde o princípio, mesmo não tendo muita vontade de comer.
ÁCIDO FÓLICO
Primeiro que tudo, não posso deixar de mencionar a importância do ácido Fólico, até antes mesmo de se consumar a fecundação.
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O uso de 5mg (1 comprimido) por dia, é suficiente para prevenir problemas na formação do sistema nervoso, como só normalmente desconfiamos da gravidez já algum tempo da fecundação, essa prevenção se torna importantíssima antes e nesse comecinho.

Não é momento de fazer dieta, passar fome ou usar alimentos diet.
Se você engravidou acima do peso, o que fará é evitar as calorias vazias, ou seja, alimentos pobre em nutrientes e que só fazem engordar (doces, frituras, refrigerantes,guloseimas em geral). Preferir versões light, desnatados e com menos calorias dos produtos em geral.
O uso do adoçante só é permitido se realmente se fizer necessário, por aumento da glicose (diabetes tipo 1 e 2 ou gestacional) ou evitar um aumento de peso que está difícil de ser controlado. Normalmente se permite sucralose, pois é o mais gostoso e sem contra-indicações.  O uso moderado e perguntar a(o) nutricionista e/ou seu médico, é muito importante nesse momento.
Evitar ao máximo o uso de sal e alimentos ricos em sódio, como os industrializados, temperos prontos, alimentos prontos, enlatados, conservas, enfim, tentar alimentos mais naturais possíveis.


É necessário dizer que o que você não ingere em quantidades necessárias, o organismo sabiamente retira das suas reservas para dar ao feto, portanto, podem haver carência de muitos nutrientes durante e após a gravidez.

PROTEÍNAS

Alimentos de origem animal de uma forma geral

GORDURAS BOAS SEM FRITURAS


CARBOIDRATOS E FIBRAS
Gestantes normalmente possuem problemas de prisão de ventre, mas independente disso seria recomendado que optasse por alimentos com cereais integrais, raízes, tubérculos, além de mais rico em nutrientes também saciam e controlam o peso e a glicose. Deve-se evitar os refinados como produtos com a farinha de trigo branca.

CÁLCIO
Mínimo de 3 porções de leite e derivados por dia. Caso tenha intolerância optar pelas versões mais ricas nesse mineral.

FERRO
Ao menos três porções ricas nesse mineral/dia. Feijão, carne de boi, fígado e víceras em geral, couve, brócolis, rúcula, jenipapo, sapoti, ameixa, etc.

ÁGUA E LÍQUIDOS

Muito necessário mais de 2l por dia e a ingesta insuficiente faz a gestante ter sintomas de ressaca, sabe? Dores de cabeça são campeãs.

VITAMINA C
Principalmente nas refeições para melhor absorção do ferro.

É ISSO LINDEZAS, OS DEMAIS NUTRIENTES PRATICAMENTE ESTÃO INCLUSOS NESSES ALIMENTOS CITADOS NO POST. 
ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO!

UM ABRAÇO APERTADO E FIQUEM COM DEUS!

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